concentracao-estudos-concursosLogo quando eu comecei a estudar, ao pegar um livro, não conseguia ter atenção no que estava lendo por mais de 10 min. Começava a pensar como o que iria comer depois, os filmes que queria assistir, o que iria fazer com o meu salário quando tomasse posse no concurso…
 
Sem perceber, já tinha se passado 20 a 30 min e eu mal tinha estudado algo que prestasse.
 
Isso acontece com você também?
 
Com o tempo percebi que, para poder me concentrar nos estudos era preciso 3 FATORES:
 
1. TREINO: só o tempo de estudo te permitira aumentar seu tempo de atenção à leitura. Isso ocorre aos poucos. Um dia são 10 minutos, no outro 20, quando você vê, uma semana depois já está em 50 min. Mas isso exige esforço e consciência para aumentar o tempo.
 
2. DESCANSO: só é possível se concentrar muito tempo em algo se a nossa mente estiver descansada, ou seja, sem sono. Por isso é importante escolher bem os horários de estudo.
 
3. MONOTAREFA: nós somos seres monotarefa. Toda vez que tentamos fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, estamos, na verdade, interrompendo uma atividade para iniciar outra. Mesmo que isso seja imperceptível. Estudar e fazer em outra coisa divide nossa atenção e reduz o rendimento mental.
 
Nossa atenção é onde colocamos o foco dos nossos sentidos. É possível controlá-la e direcioná-la para onde quisermos.
Espero ter podido te ajudar com minha experiência. Eu já trilhei o seu caminho antes de se aprovado para Defensor (2 vezes), Analista (2 vezes) e OAB. Por isso sei o que você sente e as dificuldades em estudar para concursos.
 
Elaborei um PDF com as Estratégicas e Técnicas que utilizei para concursos. Você pode baixar Gratuitamente neste link: www.metododeaprovacao.com.br
 
Grande Abraço,
Gerson Aragão
 

*PS: Os aspectos técnicos e científicos sobre a atenção e concentração, mencionados nesse texto, foram retirados dos livros: Foco (Daniel Goleman); Antes que eu me esquece (Leandro Teles); Use sua Mente (Tony Buzan). O meu Livro Digital é gratuito e pode ser baixado no site: www.metododeaprovacao.com.br
 
Deixe uma resposta

1 comentário

  1. Pensei que fosse só comigo, mas agora percebi que o conteúdo que estudo para concursos e totalmente diferente em relação ao método de aprendizagem, é preciso ter tática é estratégia se não consegue avançar. Já tentei utilizar várias tecnicas, como estudar uma matéria por dia e depois percebi que o assunto ficava quebrado e incompleto o raciocínio, depois que passei a utilizar o método de aprovação ficou mais facil, demora um pouco porém só início depois fica muito mais fácil a linha do raciocinio. Preciso de uma técnica para ler mais rápido pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.