Existe sensação pior do que assistir uma aula e tentar anotar tudo que o professor fala? Quando acaba a aula é uma mistura de cansaço e “dever cumprido”. Era assim que eu me sentia quando fiz cursinho.

Todo o material produzido na aula eu não lia depois. Isso acontece com você também?

A gente não para pensar porque fazemos essas coisas. Anota desenfreadamente tudo que o professor fala, acumular cadernos de aulas e nem lemos nossas anotações.

Só em pensar… Que desperdício de tempo!

Depois que eu passei analisar a função do curso e os meus objetivos, comecei a utilizar as aulas e as ferramentas de anotações com mais eficiência.

Veja se você concorda comigo: qual é a função da aula de um curso? Essencialmente gerar a compreensão de algo que você desconhece e mostrar o caminho mais apropriado em um determinado assunto para que se alcance uma finalidade específica. Ex: compreensão do assunto “poder constituinte” de direito constitucional e mostrar os principais pontos que devo trilhar nesse assunto para acertar as questões do concurso.

Então, se eu já tenho a compreensão de um assunto e as condições básicas de análise do concurso que farei, a aula é desnecessária para aquele tema. O tempo gasto assistindo a aula seria melhor aproveitado no próprio estudo do tema com resoluções de questões.

Infelizmente, quando comecei a estudar, pensava que a aula fazia parte dos meus estudos. Na verdade assistir aula nem estudo é. Trata-se apenas da compreensão do tema.

Quando tive essa percepção minha produtividade nas aulas e nos estudos melhoraram muito, pois minhas ações eram planejadas de acordo com a finalidade de cada momento de minha preparação.

Diante disso, passei a assistir apenas as aulas que realmente era preciso.  Muito menos do que imaginava.

Na aula eu fazia o seguinte:

1- Se a aula não é estudo e sua finalidade é gerar a compreensão do tema, minha função na aula é prestar atenção para entender o assunto.

2- Se a aula me dará o caminho a ser trilhado no momento dos estudos, minha função não é copiar tudo que o professor fala, mas sim elaborar um roteiro.

anotacoes-de-aula

Com a compreensão do assunto e o roteiro a seguir, meus estudos se tornaram realmente produtivos. A imagem que você vê no início é um exemplo disso. Eu só levava uma folha e uma caneta para aulas que assistia.

Depois de ler esse texto você pode estar pensando: talvez nem o cursinho eu precise fazer mais.

Fui essa a conclusão que cheguei. Assistia apenas algumas aulas essenciais para mim e me tornei muito mais eficiente e produtivo nos estudos.

Espero ter ajudado com essa minha experiência 🙂 Você pode baixar um PDF Gratuito com as principais estratégias que elaborei ao longo do tempo neste link: www.metododeaprovacao.com.br

Grande abraço

Gerson Aragao

Deixe uma resposta

3 comentários

  1. Querido amigo era exatamente disto que estava precisando para dá o ponta pé inicial nos meus estudos, Deus te abençoe muito obrigada.

  2. Olá, Gerson! Adorei a dica e pretendo utilizá -la! Sempre tentei anotar cada suspiro do professores sem compreender como iria utilizar tal material no estudo. Obrigada por comprtilhar sua experiência!

  3. Gerson quero expressar minha imensa gratidão a você, é como se abrissem todas as cortinas para que a luz do sol entrasse e iluminasse tudo de uma forma que eu nunca poderia imaginar que exisisse. Ainda nao obtive minha aprovação, mas tenho fé. Obrigada.

Deixe uma resposta para Joyciara Ferreira Da Silva Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.