Existe sensação pior do que assistir uma aula e tentar anotar tudo que o professor fala? Quando acaba a aula é uma mistura de cansaço e “dever cumprido”. Era assim que eu me sentia quando fiz cursinho.

Todo o material produzido na aula eu não lia depois. Isso acontece com você também?

A gente não para pensar porque fazemos essas coisas. Anota desenfreadamente tudo que o professor fala, acumular cadernos de aulas e nem lemos nossas anotações.

Só em pensar… Que desperdício de tempo!

Depois que eu passei analisar a função do curso e os meus objetivos, comecei a utilizar as aulas e as ferramentas de anotações com mais eficiência.

Veja se você concorda comigo: qual é a função da aula de um curso? Essencialmente gerar a compreensão de algo que você desconhece e mostrar o caminho mais apropriado em um determinado assunto para que se alcance uma finalidade específica. Ex: compreensão do assunto “poder constituinte” de direito constitucional e mostrar os principais pontos que devo trilhar nesse assunto para acertar as questões do concurso.

Então, se eu já tenho a compreensão de um assunto e as condições básicas de análise do concurso que farei, a aula é desnecessária para aquele tema. O tempo gasto assistindo a aula seria melhor aproveitado no próprio estudo do tema com resoluções de questões.

Infelizmente, quando comecei a estudar, pensava que a aula fazia parte dos meus estudos. Na verdade assistir aula nem estudo é. Trata-se apenas da compreensão do tema.

Quando tive essa percepção minha produtividade nas aulas e nos estudos melhoraram muito, pois minhas ações eram planejadas de acordo com a finalidade de cada momento de minha preparação.

Diante disso, passei a assistir apenas as aulas que realmente era preciso.  Muito menos do que imaginava.

Na aula eu fazia o seguinte:

1- Se a aula não é estudo e sua finalidade é gerar a compreensão do tema, minha função na aula é prestar atenção para entender o assunto.

2- Se a aula me dará o caminho a ser trilhado no momento dos estudos, minha função não é copiar tudo que o professor fala, mas sim elaborar um roteiro.

anotacoes-de-aula

Com a compreensão do assunto e o roteiro a seguir, meus estudos se tornaram realmente produtivos. A imagem que você vê no início é um exemplo disso. Eu só levava uma folha e uma caneta para aulas que assistia.

Depois de ler esse texto você pode estar pensando: talvez nem o cursinho eu precise fazer mais.

Fui essa a conclusão que cheguei. Assistia apenas algumas aulas essenciais para mim e me tornei muito mais eficiente e produtivo nos estudos.

Espero ter ajudado com essa minha experiência 🙂 Você pode baixar um PDF Gratuito com as principais estratégias que elaborei ao longo do tempo neste link: www.metododeaprovacao.com.br

Grande abraço

Gerson Aragao

Deixe uma resposta

3 comentários

  1. Querido amigo era exatamente disto que estava precisando para dá o ponta pé inicial nos meus estudos, Deus te abençoe muito obrigada.

  2. Olá, Gerson! Adorei a dica e pretendo utilizá -la! Sempre tentei anotar cada suspiro do professores sem compreender como iria utilizar tal material no estudo. Obrigada por comprtilhar sua experiência!

  3. Gerson quero expressar minha imensa gratidão a você, é como se abrissem todas as cortinas para que a luz do sol entrasse e iluminasse tudo de uma forma que eu nunca poderia imaginar que exisisse. Ainda nao obtive minha aprovação, mas tenho fé. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.